CASA DE GOUVÃES

Vale do Douro

5 razões para visitar o Douro Vinhateiro

Rio Douro. Paisagem. Vinhos. Gastronomia. Cultura e Lazer.
Estas 5 razões são o ponto de partida para fazer as malas e viajar para o Douro, Património Mundial.  À sua espera tem a casa de campo perfeita para uns dias de férias, rodeado pela paisagem vinhateira. Vai encontrar a simpatia e generosidade das pessoas, as tradições genuínas e as histórias que moldaram a região.
Sinta-se tentado a explorar este magnífico destino de férias no Norte de Portugal.

04_295x465

N.º 1 Rio Douro

Desde sempre inspirador de poetas, o Douro continua a surpreender quem o contempla. Uma e outra vez o visitamos, mas sempre com um novo olhar, como se um reflexo pudesse mudar a paisagem ou as cores da vinha pudessem transformar o rio.
O Douro que tudo faz acontecer lança-lhe o eterno convite.
Venha conhecê-lo. Ou reaprendê-lo.
E haverá melhor maneira de entender o rio do que navegá-lo?
São tantas as opções, que difícil é escolher entre a liberdade revigorante de um barco à vela ou o charme encantador de um barco vintage.

03_054_925x465

N.º 2 Paisagem

Encorajada pelos contornos irreverentes que a Natureza ofereceu ao Vale do Douro, aquela gente empenhou a alma no trabalho colossal de moldar os socalcos de xisto. Cuidaram a terra, trataram a vinha e em cada Outono, a vindima. Assim se faz há séculos no Douro, mantendo perfeita e inigualável a paisagem que abraça o rio.
Sugerimos um passeio em minibus panorâmico ou minivan com guia privativo que lhe permite a observação das maravilhosas encostas do Douro, com cenários de cortar a respiração.
Se preferir uma abordagem mais próxima ao rio, porque não um passeio em comboio histórico? Do Pinhão ao Tua, muitas são as oportunidades de captar imagens deslumbrantes, numa viagem única ao passado.

02_DSC6316_925x465

N.º 3 Vinhos

É nas margens do rio que nascem os vinhos que tão bem representam a região duriense, tanto em Portugal como em todo o mundo, atraindo apreciadores e turistas pela sua qualidade e requinte. As castas mais nobres, em harmonia com o clima tão especial do Douro, espelham em corpo e alma o carácter de vinhos genuínos. Em destaque, o Vinho do Porto, tão apreciado pelas suas características únicas e que deu origem à criação da mais antiga região demarcada do mundo.
As quintas, que tão bem conhecem as qualidades da terra e dela retiram o que de melhor o Douro tem, durante todo o ano oferecem aos visitantes a possibilidade de conhecer vinhas e caves, bem como provar o fruto do seu trabalho. No mês de setembro, quando os socalcos se enchem de gente na vindima e todas as mãos são bem-vindas, os turistas podem ainda vivenciar as tarefas de fazer o vinho, desde a apanha das uvas, ao pisar dos bagos no lagar, ao som do acordeão e da guitarra que transformam o trabalho em festa. Por fim, o esforço recompensado na prova do primeiro vinho.

01_DSC6120_925x465

N.º 4 Gastronomia

Região de tradições tão vincadas a todos os níveis, é também na gastronomia que o Douro se destaca, tanto pela diversidade de produtos como pelos sabores fortes da sua cozinha. O povo, com toda a sua sabedoria, foi desenvolvendo ao longo do tempo as diversas formas de transformar o que a região oferece, em verdadeiras maravilhas gastronómicas.
Desde os restaurantes mais requintados às tasquinhas e casas de pasto, existe uma ampla oferta que faz as delícias dos turistas e visitantes e promove o Douro como um destino único.
A recém-criada “Rota das Tascas” vem enriquecer a oferta turística da região, sublinhando a importância de preservar a herança cultural dos petiscos típicos e dos vinhos e divulgando estes verdadeiros locais de culto, onde a autenticidade é o prato forte.

05_mateus_295x465

N.º 5 Cultura e lazer

Uma região tão rica como o Douro, não estaria completa sem a sua vertente cultural, que vem, por um lado, registar de forma indelével a história do Douro, mas também partilhar as memórias das pessoas que moldaram esta terra e fizeram dela Património Mundial. Atualmente, o Douro conta com uma variada oferta de exposições, entre os Museus do Douro, de Lamego e do Côa.
Para os visitantes mais aventureiros, existem passeios em todo o terreno ou canoagem, mas também programas mais radicais, como descida de quedas de rio. Para um dia diversificado, o Naturwaterpark, perto de Sabrosa, é um parque aquático de diversões no Douro com atividades em plena natureza para adultos e crianças.
À noite, tem ainda a possibilidade de apreciar um agradável jantar à beira rio ou um espetáculo cultural numa das várias salas de eventos da região.